Li Aritmética, de Fernanda Young

Dedico esta resenha à amiga Tânia Consuelo aproveitando aqui pra agradecer o presente de aniversário que foi este livro, Aritmética, de Fernanda Young.

Imagem

Já é comum eu dizer, toda vez que eu leio algum livro da Fernanda Young, que eu amei. Esse último, Aritmética, não fica sendo diferente. Tem o mesmo fôlego narrativo que As pessoas dos livrosVergonha dos pés e Tudo que você não soube. Esta mulher que, mesmo com a fama de romancista fracassada, veio realmente pra ficar. Fernanda é Fernanda e não se discute. Mas vamos ao que interessa.

Aritmética foi um livro que li com uma velocidade que até eu estranhei. O bom é que até isso fica sendo informação para integrar uma resenha, mas eu digo mais. Young escreve, por ser uma escritora contemporânea, num estilo super ligado às tendências e, por isso mesmo, sua literatura é chamada de pop. Literatura pop – será esse o motivo de eu gostar tanto dela e dos textos que ela escreve? Costumo, quando gosto muito de um escritor, ler tudo que ele publica  isso talvez explique. É uma fidelidade direcionada, entende?

Sabemos que escrever dói e, num  único exemplo, a autora de A hora da estrela, Clarice Lispector, nos passa  isso com a maior nitidez possível. Fernanda também. Pra quem ainda não sabe, os livros dela tem como enredo o mundo das letras, do fazer literário. Personagens como leitores, autores, pesquisadores, dizedores de poesia e tudo que se pode imaginar no mundo literário se é encontrado nas páginas dos livros de Young. Dicas irônicas de escrita e vida de escritor pairam na parte interna do livro. Achamos que pela escritora ser maluca, ter posado para a Playboy e ser entrevistadora de tevê ela não sabe escrever. Reforce, então, sua opinião sobre.  Fernanda é tudo de bom o que você menos esperar, falo no contexto do fazer artístico e no seu lado crítico. Este, Aritmética, é de longe, o livro mais literário da autora.

O livro tem, como um dos personagens centrais, João Dias, um escritor já reconhecido que não suporta, detalhando uma das coisas, a família. Um escritor de carreira famosa no mundo literário, mas que no entanto, já na velhice, opta por não dá entrevistas e não participar ativamente deste mundo de eventos e feiras de livros. Seria ele a Fernanda Young? Talvez. Mas, todos  os outro personagens devem mostrar o jeito de estar e encarar o mundo da forma que Young, pelo que vejo em entrevistas, deve encarar.

Numa breve apresentação dos personagens, temos: América, amante do escritor João Dias; Eduardo Dias, filho de João e também escritor; Mariana, neta de João que se dedica a escrever um livro falando sobre o enigmático avó; Elisa, jornalista e neta de América casada com um fotógrafo, Rigel, que trai assim como a  esposa com  a neta de João, Mariana, e Elisa com Eduardo, onde, aproveitando as situações e mostrando que literatura se faz de cenas e palavras, ele, sendo escritor, escreve um romance sobre a relação conjugal de ambos.

Há todo um promíscuo movimento que alimenta as mais de 400 páginas do livro, onde cada capítulo tem um narrador com perspectiva sempre variada, fazendo com que a leitura não torne-se chata, mas sim ágil. Melhor do que a foma que a escritora escolheu para a velocidade da leitura, é falar do assunto abordado e da maneira delicada e feminina que tudo nos é contado. Este é realmente um livro de frases e eu o li todo com um marca texto. Ela cria os problemas e dá soluções, exceto aqueles, parecidos com uma equação sem resultado, onde o desejo fala mais alto. Descubra a aritmética da  atual relação contemporânea lendo Aritmética, de Fernanda Young. Deixo a dica me lembrando da canção que costumo sempre ouvir na voz de Gal Costa: ‘…tudo certo como 2 e 2 são cinco…♪’.

JOÃO GOMES
28.07.12
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s