Vergonha do pés, de Fernanda Young

(Este texto não é recente. Data de março deste ano).

Imagem

Terminei hoje um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida de leitor. Confesso que passei um tempão para lê-lo, mas confesso também que a personagem era muito louquinha. Isso poderia me levar ao avanço de páginas por conta do suspense, no entanto, no findar de cada capítulo, fiz uma breve reflexão sobre as atitudes da personagem. Ana, personagem central do romance Vergonha do Pés, primeiro livro da escritora brasileira Fernanda Young

Acredito que todos  conheçam Fernanda Young, ela é  escritora, atriz, roteirista e apresentadora de televisão brasileira. Acho ela uma pessoa super intelectual, e, apesar dos seus temas preferidos serem assuntos bem vulgares, ela escreve e entrevista muito bem. Sim, é apresentadora do programa Irritando Fernando Young transmitido pela GNT (se tiver a chance, veja ela entrevistando a cantora Rita Lee: “Rita, quem mais te irrita?”). Além de entrevistas e desse romance pop contemporâneo li também As pessoas dos livros, da mesma autora. Vergonha dos pés anunciou com estardalhaço a chegada de uma nova escritora, dona de um estilo inesperado e surpreendente, que veio inaugurar a “literatura pop”.

O livro narra a história de Ana, uma linda jovem que passa os seus dias matando aula e que em troca fica em casa achando que assim está escrevendo livros. Falta as aulas porque não aguenta mais ouvir o professor falar de significado e significante, como fuga dessa baboseira toda ela inventa umas intermináveis dores de coluna. Com poucos amigos, ela, numa festa de virada de ano, conhece Jaime. Ele, querendo agradar, a presenteia com um ventilador. Logo se apaixona e vai morar com ele num pequeno apartamento, brigas constantes surgem preenchendo o relacionamento. Os motivos são coisas bem bobinhas, Jaime também cursa Letras e está fazendo graduação, ama estudar. Para ela, ele só tem tempo para aquilo e não lhe dá atenção. Não vou nem citar a ex-namoradinha de Jaime… Ela se irrita com tudo e não tem paciência com nada.

Como no primeiro que eu li, é narrado também nesse a história de uma mulher que escreve. Ana é uma escritora de criatividade imensa, mas não tem uma só linha escrita. Ela escreve, mas mentalmente.  Cria personagens perfeitos e passa longas horas pensando besteiras. Lívia, Jonas e Mirna existem apenas na sua mente, não conhecem o papel e correm o risco de se perderem. Primeiro mentalmente, porque queria ter toda a história para depois começar, era apenas um esboço. Nunca começou, não tem paciência nem pra isso. Uma vez até chorou por não encontrar um poema… 

Em questão de amizade ela é bem sozinha. Tem poucos conhecidos, tanto é que quando comemora algo, na lista da festa, não consta nem dez pessoas. Sua melhor amiga se chama Elisa, casada com um médico cujo nome é super estranho: João Maurício. Certa vez os três – Ana, Jaime e Elisa – se submeteram a um teste de HIV, Ana ficou muito triste e com a consciência pesada, se despedindo de tudo e de todos. Elisa, pensando num fuga, juntou todo o seu dinheiro para uma viagem, pois caso fosse positivo ela teria que correr da cidade. Imaginem por que? Porque, possivelmente, todos os homens estariam também infectados. Jaime foi o único que não ficou preocupado. Mas, depois de um desespero enorme, deu negativo para alegria dos três.

Como poucos livros, esse tem muita coisa interessante pra contar pra vocês, mas caso fosse eu demoraria dias escrevendo essa postagem. Fora tudo que contei, queria dizer também que o livro é muito gostoso de ser lido, não entendo direito porque demorei tanto. Nele você vai encontrar personagens bem construídos e uma história super cativante. Todos os estudantes do curso de Letras deveria lê-lo.

JOÃO GOMES
23.03.12

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s